Vez ou outra, em projetos de integração, existe a necessidade de sistemas externos acessarem dados dos bancos Progress OpenEdge.
Como os bancos de dados OpenEdge possuem tecnologia proprietária de acesso, a Progress disponibiliza drivers para acesso via ODBC e JDBC, possibilitando que consultas SQL sejam executadas diretamente no Progress.
Onde estão os meus drivers?
Os drivers ODBC são instalados automaticamente pela instalação do Progress Client e, embora ja exista o Progress 64bits para Windows desde a versão OpenEdge 10.2A, é muito comum versões do 64 bits do Windows utilizarem o Progress OpenEdge 32 bits. Se este é o seu caso, você não conseguira criar uma fonte de dados no Windows utilizando o Painel de Controle > Ferramentas Administrativas > Fontes de dados ODBC, pois na aba Drivers, o driver do Progress OpenEdge não estará disponível.
Existem duas saídas para este problema. A primeira solução é obter uma licença de uso e instalar o Progress OpenEdge 64bits ou Progress SQL Client Access 64 bits. A outra solução é utilizar o driver 32 bits.
Para criar uma nova fonte de dados utilizando o driver ODBC Progress OpenEdge Driver 32 bits mesmo estando em um Windows 64 bits, abra a versão 32 bits do console de Fontes de dados ODBC em:
C:\Windows\SysWOW64\odbcad32.exe
Como criar configurar uma fonte de dados?
Com esta versão aberta, é so configurar a fonte de dados. Caso não saiba como fazer, segue alguns prints abaixo.
Dicas
Lembre-se que para acessar o banco OpenEdge via ODBC, eles devem ser carregados utilizando o parâmetro ServerType com o valor Both ou SQL. Este parâmetro vai indicar quais tipos de servidor o broker irá suportar.
Com a fonte de dados configurada, praticamente qualquer sistema ou linguagem que tenha suporte a ODBC poderá realizar consultas SQL no Progress.
Lembrando ainda que nem sempre é necessário criar uma fonte de dados, muitas linguagens tais como PHP, C# e Java, podem utilizar o driver via string de conexão direta.
Lista dos drivers ODBC Progress Openedge
Para referência, versões do Progress OpenEdge e as respectivas versões dos drivers. Para ambientes Linux, os drivers tem o mesmo nome, porém com a extensão .SO ao invés da extensão .DDL.
Comments